Pastor Marcos Batista de Oliveira 1299 visualizações 2015-06-08 10:20:28 unknown

Temos acompanhado que muitos usuários tem cometidos erros constantes, nos lançamentos de dados referentes ao cadastramento de pessoas e membresia em geral. Alguns diriam: mas por que o sistema permite? Realmente, em alguns casos não deveriam permitir, mas a maioria são erros tão banais que, quem imaginaria que pudessem acontecer? O que nos resta agora, é fazer uma varreduro nesses registros, para procedermos com a migração do Banco de Dados atual para o novo, sem os vícios que tais erros tem gerado.

Vou assinalar abaixo alguns deles e solicito a cada pastor que promova um mutirão em sua igreja, convidando alguns usuários que trabalhem em equipe, auxiliando a secretaria da igreja nesse processo, e, aí, façam as correções, aproximando-se o máximo possível do que de fato for real.

Desde já, nossos agradecimentos sinceros, em nome da Secretaria Geral de Administração e da Comissão Geral de Informática e Estatística. Observem:

1. Cadastro de igreja incompleto; ou com data de formação da igreja equivocado; etc.

2. Cadastro de membro faltando número de Rol. O pastor deve lembrar-se:

  • CADASTRAMENTO é uma nomenclatura aplicada à inclusão de visitantes; crianças e pessoas ainda não batizadas. Nunca a membros. Tem muitas pessoas registradas por CADASTRAMENTO, porém, com modo de recepção BATISMO e status de MEMBRO ATIVO. Deveria ser RECEPÇÃO; TRANSFERÊNCIA ou ADESÃO, ao invés de CADASTRAMENTO.

  • Temos muitas pessoas inclusas no sistema, mesmo membros, assim: com a data de recepção correta, porém, com data de exclusão anterior à data de recepção. Foi excluída antes mesmo de ser recebida? Puxe sua listagem de excluídos e faça uma varredura; por gentileza

  • Tem igrejas com membros inclusos de forma correta, porém, com data da recepção anterior ao nascimento da Igreja Metodista Wesleyana.

  • Membros com status de MEMBRO ATIVO, porém, no procedimento EXCLUÍDO por ABANDONO ou outro. Ora, se foi excluído não pode ser membro ativo e sim EXCLUÍDO.

  • DATA DE NASCIMENTO posterior ou, ligeiramente, anterior à DATA DE RECEPÇÂO. Alguns com status ATIVO, porém EXCLUÍDOS

  • Outros com datas de exclusão inválida e contrastes comparadas à outras datas.

  • ERRO GRAVE: ao invés de excluir o membro pelas vias normais do sistema, com os registros devidos, o usuário simplesmente DELETA O ARQUIVO ou ficha de membro. Ao fazer isso, confunde o sistema e perde histórico.

  • Membros Ativos com Data de Exclusão. Se é ativo não pode ser excluído e vice versa.

  • Membros Excluídos sem data de exclusão. É erro grave.

  • Recebido por batismo sem data de recepção. O membro ficará flutuante.

  • Congregado ou Visitantes com forma de recepção diferente de CADASTRAMENTO.

  • Membros cadastrados com DUPLICIDADE, ou seja, a mesma pessoa cadastrada 2 ou mais vezes no sistema.

  • Membros com número de rol repetido.

  • Visitantes e Congregados COM número de Rol. Erro.

  • Data de nascimento inválida. Exemplo: data de nascimento de um mês anterior ou posterior ao batismo; etc

3. Patrimônio: solicitamos a gentileza de completar o formulário de BENS IMÓVEIS.

4. Congregações com cadastro incompleto.

5. Congregações que foram deletadas. O correto, quando uma congregação deixa de existir, porque fora elevada à categoria de igreja ou porque fora apenas fechada, jamais seu arquivo ou cadastro deve ser deletado. O correto é, proceder com a baixa de todos os membros por TRANSFERÊNCIA e após, mudar o status, no cadastro dela, para INATIVA.

6. Jamais um membro recebido de outra igreja Wesleyana, deve ser inserido no rol da outra igreja, por qualquer outra forma, que não seja TRANSFERÊNCIA.

Assim, confiando que cada um fará a sua parte, sendo hágil e preciso nesses acertos, desde já, solo-lhes agradecidos. Juntos podemos mais!

Sobre o autor

Pastor Marcos Batista de Oliveira

Presidente da CGIE